sexta-feira, 7 de março de 2008

Pão E Rosas

Mães, filhas, esposas, namoradas, amigas, amantes, avós, netas, tias, sobrinhas... Enfim, MULHERES! Amanhã o dia será de vocês.

Era oito de março de 1857. Quando algumas mulheres de uma fábrica têxtil de Nova Iorque decidem fazer uma greve a fim de reivincar o fato de elas trabalharem o mesmo tanto que os homens, obtendo apenas um terço do que eles ganhavam.

Então, as trabalhadoras vão para a fábrica e fazem o maior estardalhaço! Gritos de protestos tomam toda a fábrica, porém mal sabiam elas do que as aguardavam. Alguém, sabe-se lá quem, tranca toda a fábrica e inicia-se um grande incêndio. Horas depois vem a notícia: "130 mulheres morrem carbonizadas na Big Apple".

De lá para cá muitos protestos ainda foram realizados:

1903 - É criada a Women's Trade Union League por profissinais liberais norte-americanas, visando auxiliar trabalhadoras a terem melhores condições de trabalho.

1908 - 14 mil mulheres marcham nas ruas de Nova Iorque, reeditando esse protesto. Elas gritam "Pão e Rosas", onde o pão significam a estabilidade ecoômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

E mesmo que não ainda ganhemos menos que os homens em algumas profissões, a partir de 1975, oito de março é internacionalmente reconhecido como o dia das mulheres pela Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário: